MENU

13 de outubro de 2012 - 12:54F1

A pole 200 ficou nas mãos do coadjuvante

A cara amarrada de Sebastian Vettel nessa foto aí do lado – e em todas as outras deste sábado – tem motivo. O alemão viu Mark Webber lhe tirar não só a pole-position para o GP da Coreia deste domingo (14), mas também a pole de número 200 da Renault como fornecedora de motores na F1 – mais, só a Ferrari, que tem 208, e eu acredito que essa marca será batida num futuro próximo.

Êta, mundo injusto. Vettel dominou os treinos livres em Yeongam de tal forma que parecia impossível que alguém fosse desbancá-lo na tomada de tempos. Foi justo Webber. Como sempre, o alemão ficou com aquela cara de “como que fui perder para ele?”.

Assim, o piloto que mais deu poles à Renault não foi quem saiu na foto da 200ª pole. Agora ele vai atrás da 149ª vitória para a marca para tentar tomar a liderança do campeonato de 2012.

A história da montadora francesa na posição de honra do grid de largada da categoria máxima do automobilismo começou no GP da África do Sul de 1979, com Jean-Pierre Jabouille.

Curiosidade: a 100ª pole dos motores Renault foi conquistada no Canadá, em 1995, por Michael Schumacher. A vitória daquela corrida foi francesa, mas não do motor, e sim de um piloto, Jean Alesi – seu único triunfo na F1.

Antes das 33 poles de Vettel tendo às suas costas um motor Renault (a primeira pole, no GP da Itália de 2008, foi de Ferrari), o grande nome da marca neste quesito era Alain Prost. Foram 22. Aí vem Damon Hill, com 20, e Nigel Mansell, com 18.

Dos pilotos em atividade, Fernando Alonso tem 15, Schumacher, 4, e Pastor Maldonado, uma. Mark Webber conquistou, hoje, sua 11ª. Que faça a festa por ela.

3 comentários

  1. Renan, o Cosworth não é motor que tem mais vitórias não?

  2. [...] lá em Yeongam, na Coreia do Sul. No fim, acabou refletindo o que aconteceu na classificação, sobre o que escrevi no post abaixo: Webber saiu por cima de Vettel. Sensacional, a [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>